Juros sobre Capital Próprio (JSCP) – 1) forma de remuneração dada aos sócios e acionistas de uma empresa; 2) proventos pagos em dinheiro.
Termo correspondente em inglês – equity interest.
Veja também –
Afinal, o que é Juros sobre Capital Próprio (JSCP)?
Juros sobre capital próprio são uma forma de remuneração para acionistas de empresas que distribuem parte dos lucros por meio de uma taxa de juros sobre o capital investido na companhia. Essa remuneração é considerada uma despesa para a empresa e, por isso, é dedutível do Imposto de Renda.
Como funcionam os juros sobre capital próprio?
Os juros sobre capital próprio são definidos pela própria empresa e aprovados pelos acionistas em assembleia geral. A taxa de juros é aplicada sobre o capital investido pelos acionistas e o valor correspondente é creditado na conta corrente do investidor.
Vale ressaltar que os juros sobre capital próprio não têm relação com a variação do preço das ações da empresa na bolsa de valores. Ou seja, mesmo que o preço das ações caia, o investidor continua recebendo a remuneração definida em assembleia.
Quais são as vantagens dos juros sobre capital próprio?
Uma das principais vantagens dos juros sobre capital próprio é a sua natureza tributária. Como já mencionamos, essa forma de remuneração é considerada uma despesa para a empresa e, por isso, é dedutível do Imposto de Renda. Isso faz com que a empresa pague menos impostos e, consequentemente, distribua mais lucros aos acionistas.
Além disso, os juros sobre capital próprio são uma forma de remuneração mais estável do que os dividendos. Isso porque a empresa pode ajustar a taxa de juros de acordo com sua capacidade financeira, ao passo que os dividendos costumam ser distribuídos em valores fixos.
FAQs
Os juros sobre capital próprio são garantidos?
Não. Assim como os dividendos, a distribuição de juros sobre capital próprio depende da saúde financeira da empresa.
Quais são as empresas que mais distribuem juros sobre capital próprio?
As empresas que mais distribuem juros sobre capital próprio são aquelas que têm uma política de remuneração mais agressiva. Algumas das empresas que se destacam nesse quesito são Petrobras, Vale, Itaú Unibanco e Bradesco.
Conclusão
Os juros sobre capital próprio são uma forma de remuneração para acionistas que pode trazer vantagens tanto para as empresas quanto para os investidores. Por ser uma despesa dedutível do Imposto de Renda, essa forma de remuneração pode resultar em mais lucros para os acionistas. Além disso, os juros sobre capital próprio são uma forma de remuneração mais estável do que os dividendos.
assim como os dividendos, sendo, porém dedutíveis do lucro tributável da empresa. É um sistema de remuneração ao acionista alternativo ao pagamento de dividendos. A diferença reside no efeito fiscal desta medida, que dá direito a algumas dedutibilidades no cálculo do imposto de renda.
Voltar para o dicionário (página inicial).
Comunicar erros
Achou algo errado? Avise-nos deixando uma mensagem aqui nos comentários ou usando esse formulário.
Fontes de pesquisa e de referência
Para produzir esse conteúdo tivemos a ajuda dos seguintes autor(es) e publicações:
- Não há.
Como citar esse artigo em seus trabalhos
Juros sobre Capital Próprio (JSCP). In: Dificio – seu dicionário on-line de termos de finanças, investimentos e contabilidade, 2022. Disponível em: <https://www.dificio.com.br/juros-sobre-capital-proprio-jscp>. Acesso em: dia, mês e ano.