Bandeira de cartão – ou simplesmente, bandeira é a instituição detentora da tecnologia para intermediação de uma venda entre a instituição financeira, o titular do cartão e o estabelecimento que passou o cartão. Essas marcas aparecem nos cartões e nos estabelecimentos credenciados.
Termo correspondente em inglês – credit card brands.
Veja também – Administradora; cartão de crédito; cartão de débito; cartão múltiplo; credenciadora; emissora; private label; processadora e instituição financeira.
Afinal, o que é Bandeira de Cartão?
Visa ou Mastercard?
As bandeiras de cartão são parte importante para o funcionamento desse meio de pagamento. Elas são as empresas responsáveis pelo processamento das transações e a intermediação entre as partes envolvidas – a instituição financeira¹, o titular do cartão e pela rede credenciada – o conjunto de estabelecimentos físicos e on-line onde a bandeira é aceita, no Brasil e no exterior.
Aliás, essa é a primeira classificação que podemos citar para os cartões atualmente em uso – cartão internacional ou nacional. Esse último é aceito somente em transações aqui no Brasil, enquanto o primeiro é aceito no mundo todo.
Mas voltemos a falar das bandeiras de cartão!
São as bandeiras de cartão que fazem a ponte entre a rede credenciada, ou seja, o lojista que passou o cartão e a operadora de crédito, responsável pela emissão do cartão.
Na prática, as bandeiras de cartão funcionam como agentes que garantem que o lojista que efetuou a venda receba os valores. É a bandeira que recebe do lojista as informações de compra realizada em sua loja e, então, valida as condições – como o número de parcelas, por exemplo e envia os dados para a operadora de crédito, que verifica se o comprador possuí limite disponível.
Qual a diferença entre bandeira de cartão e administradora?
A administradora ou operadora de crédito – como são chamadas também, é a instituição que emite o cartão. É ela quem define o limite inicial de cada cartão, as taxas de juros e o valor da anuidade do cartão, lembrando que existem no mercado opções de cartão sem anuidade e até mesmo cartões pré-pagos – com e sem anuidade.
A operadora também fica responsável por emitir, enviar e cobrar o recebimento das faturas.
Enquanto a bandeira é quem detém a tecnologia para o processamento eletrônico das transações, além de manter sob sua gestão a rede credenciada.
No final das contas, ambas operam nos bastidores. A administradora concedendo crédito e aprovando ou não a compra. E as bandeiras de cartão com a função de proporcionar a aceitação dos cartões por meio das maquininhas em sua rede de lojas credenciadas.
Atualmente, no Brasil, operam as seguintes bandeiras de cartão – American Express S/A (popularmente conhecido como Amex), Elo S/A, Hiper S/A, MasterCard S/A e Visa S/A.
O que aconteceu com o Diners Club?
Diners Club é uma bandeira de cartão nos Estados Unidos e chegou ao Brasil operado pelo Citibank (um dos maiores conglomerados financeiros norte-americano).
Mas, atualmente quem opera essa marca aqui no país é a Elo. Além da bandeira Diners Club, a Elo também opera a bandeira de cartão Discover.
¹ Os cartões podem ser emitidos ou por instituições financeiras ou por administradoras – empresas não financeiras que emitem e administram cartões próprios ou de terceiros.
Voltar para o dicionário (página inicial).
Comunicar erros
Achou algo errado? Avise-nos deixando uma mensagem aqui nos comentários ou usando esse formulário.
Fontes de pesquisa e de referência
Para produzir esse conteúdo tivemos a ajuda dos seguintes autor(es) e publicações:
- ABECS. Total de Mercado (Bandeiras). 2022. Disponível em: <https://www.abecs.org.br/graficos>. Acesso em: 10 dez. 2022.
Como citar esse artigo em seus trabalhos
Bandeira de Cartão. In: Dificio – seu dicionário on-line de finanças, investimentos e contabilidade, 2022. Disponível em: <https://www.dificio.com.br/bandeira-de-cartao>. Acesso em: dia, mês e ano.