(1) Volatilidade é uma medida da velocidade do mercado, diz-se que mercados que se movem mais lentamente são de baixa volatilidade, enquanto os mercados rápidos são de alta volatilidade.
(2) Indica o grau médio de variação das cotações de um título em um determinado período.
(3) Variável que representa a intensidade e a frequência das alterações do valor de determinado ativo em um certo período de tempo. Quando se diz que um ativo tem alta volatilidade, isso significa que seu preço oscila muito. A análise da volatilidade possibilita previsões para os preços daquele ativo, que permite a compra ou a venda do mesmo nos melhores momentos, criando ótimas oportunidades de investimento.
Variável que representa a intensidade e a frequência das alterações do valor de determinado ativo em um determinado período de tempo, incluindo criptoativos. Quando se diz que um ativo tem alta volatilidade, isso significa que seu preço oscila muito. A análise da volatilidade possibilita previsões para os preços daquele ativo, que permite compra ou venda do mesmo nos melhores momentos, criando ótimas oportunidades de investimento.
Medida da intensidade e frequência das flutuações dos preços de um ativo financeiro ou dos índices numa Bolsa de Valores. É o desvio padrão das mudanças do logaritmo dos preços de um ativo (financeiro), expressos numa taxa anual. A volatilidade é uma variável que aparece nas fórmulas de opções. As unidades desta variável são tais que o quadrado da volatilidade multiplicado pela term-tomaturity é um número puro (unity-free). Aplicado aos derivativos, evidencia o grau de dispersão das variações ocorridas no preço (aumento ou redução) de um ativo. O Coeficiente Beta é uma medida específica da volatilidade das ações nas Bolsas de Valores dos Estados Unidos, tendo como ponto de referência o Índice das 500 ações da Standard & Poor’s. Este ponto de referência tem o valor 1; assim, qualquer ação específica com um coeficiente superior a 1 tem maior volatilidade do que o mercado em seu conjunto. Veja também Coeficiente Beta; Standard & Poor’s.