Dízimo – 1) tributo compulsório pago por fieis a suas igrejas; 2) “Décima parte” ou “dez por cento do total”.
Termo correspondente em inglês – tithe.
Veja também – Quinto.
Afinal, o que é o dízimo?
Tributo obrigatório cobrado pela Igreja Católica durante a Idade Média. Correspondia à décima parte da produção do camponês ou mestre artesão. Originou-se na França no século IV e difundiu-se por toda a Europa. O pároco ou dizimeiro era o encarregado da cobrança. No Brasil colonial, a Coroa portuguesa cobrava o dízimo graças a uma bula papal que concedia esse direito à Ordem de Cristo, cujo mestre era o rei de Portugal. O dízimo foi abolido na Europa a partir da Revolução Francesa e no Brasil perdurou até a independência. Enquanto durou, consistia numa contribuição in natura ou sobre as rendas auferidas de aproximadamente 10%, incidente sobre a produção agrícola, destinada a assegurar a subsistência dos membros do clero, a celebração dos cultos e o serviço de assistência hospitalar e manutenção de Santas Casas, que se encarregavam também do sepultamento dos mortos. Hoje, o dízimo tem mais um significado simbólico do que uma prestação devida e determinada que os cidadãos devam pagar.
Voltar para o dicionário (página inicial).
Comunicar erros
Achou algo errado? Avise-nos deixando uma mensagem aqui nos comentários ou usando esse formulário.
Fontes de pesquisa e de referência
Para produzir esse conteúdo tivemos a ajuda dos seguintes autor(es) e publicações:
- VEIGA, Edison. Dízimo: o que diz a Bíblia sobre a contribuição periódica que os fiéis dão as igrejas. BBC News, 4 abr 2022. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-60864991>. Acesso em: 26 fev 2024.
Como citar esse artigo em seus trabalhos
Dízimo. In: Dificio – seu dicionário on-line de finanças, investimentos e contabilidade, 2023. Disponível em: <https://www.dificio.com.br/dizimo>. Acesso em: dia, mês e ano.