O que faz a ABVCAP?
A ABVCAP defende os interesses dos integrantes da indústria que ela representa, a indústria de capital investidor. Para isso, ela dialoga com instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras. Nesses diálogos, entre outras coisas, defende a elaboração e implementação de políticas públicas que favoreçam e fomentem a atividade investidora no Brasil.
A missão da ABVCAP, conforme a própria Associação declara, é “ampliar e aprimorar as várias frentes de investimento de longo prazo no Brasil”. Nesse projeto, alinha-se com as melhores práticas internacionais que podem ser trazidas para o país.
Os objetivos da ABVCAP incluem a realização de networking entre integrantes da indústria, o desenvolvimento e divulgação de estudos e pesquisas, a educação sobre o tema dos investimentos de longo prazo, a promoção de boas práticas e a interação com entidades similares.
Quais são os principais projetos da ABVCAP?
Entre os principais projetos desenvolvidos pela associação, merecem destaque o Congresso ABVCAP, realizado anualmente, e a consolidação de dados sobre a indústria de private equity e venture capital, realizada semestralmente, em parceria com a KPMG.
Além disso, a associação organiza três premiações: Prêmio Academia, Prêmio Imprensa e Prêmio Inovar. Por meio deles, a ABVCAP busca reconhecer diferentes formas de contribuição para o desenvolvimento do investimento de longo prazo no Brasil.
Para completar, também realiza cursos, fóruns e outros eventos para a divulgação de informações e a educação de membros e não membros sobre os temas de interesse da ABVCAP. Tudo alinhado com os objetivos da associação.
O que é Private Equity e Venture Capital?
Os focos da ABVCAP são os investimentos ligados a private equity e venture capital. Para entender a associação e seus objetivos, é importante entender o que esses conceitos representam.
Private equity é um tipo de investimento no qual o investidor compra uma participação em uma empresa já consolidada e de alto faturamento. Muitas vezes, essas empresas buscam um investidor de private equity para ganhar fôlego financeiro antes da abertura de capital.
Já venture capital é um tipo de investimento no qual o investidor compra a participação em uma empresa de pequeno ou médio porte, que apresente alto potencial de crescimento e rentabilidade – em geral, uma startup. Nesse caso, as empresas buscam um investidor de venture capital para conseguir recursos para escalar as operações.
Nos dois casos, trata-se de investimentos de longo prazo. Diferentemente de uma compra de ações na Bolsa, em que existe muita liquidez – você pode comprar e vender em questão se minutos –, private equity e venture capital são verdadeiros compromissos. Muitas vezes, o retorno só é alcançado depois de vários anos.
Qual é a relação da ABVCAP com a bolsa de valores?
A ABVACAP está ligada à indústria do investimento de longo prazo, que segue uma lógica muito diferente do mercado de capitais. Mesmo assim, existe uma relação importante entre ela e a Bolsa de Valores.
Quando um investidor coloca recursos em uma empresa de capital fechado, seja uma startup ou um negócio mais consolidado, ele ajuda essa empresa a atingir o próximo nível no seu desenvolvimento. Eventualmente, ela chega ao ponto em que está pronta para o processo de abertura de capital.
Desta forma, esses investimentos de private equity e venture capital colaboram para que exista uma renovação das empresas que negociam em bolsa e, claro, dos ativos disponíveis para quem investe em ações.
FONTE MAIS RETORNO