A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) é uma das maiores entidades representativas do Sistema Financeiro Nacional. Além de seus associados, a sociedade em geral conta com os benefícios gerados pela associação.
A entidade é formada por 90 instituições entre bancos privados e públicos, além de financeiras, que são usuárias dos serviços de compensação de cheques e outros documentos. Além disso, ela representa seus associados junto aos órgãos reguladores. A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) também atua para fomentar a livre concorrência entre as instituições.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é a ABBC, quais são os serviços oferecidos e os principais benefícios para as instituições associadas. Leia abaixo e tire todas as suas dúvidas!
O que é a ABBC?
Fundada em 1983, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) chegou ao mercado para contribuir com o Sistema Financeiro Nacional. Composta por 90 instituições, está entre as maiores entidades representativas do Sistema Financeiro Nacional.
Além dos benefícios da ABBC para seus associados, a instituição também apresenta vantagens para toda a sociedade, prezando pelo desenvolvimento econômico sustentável do Brasil.
Fazem parte das atividades da associação:
- Prestação de serviços;
- Assessoria técnica;
- Cursos e ações educacionais;
- Promover fóruns de discussões sobre os temas do mercado financeiro;
- Participação em Comitês e Grupos Técnicos para elaboração e suporte de Normativos e Circulares;
- Desenvolvimento de novas soluções para o Sistema Financeiro.
Ainda, sua missão é apoiar e colaborar com o fortalecimento do Sistema Financeiro no país e, com isso, garantir a ampla concorrência e proporcionar para seus associados serviços com custos reduzidos.
Desta forma, eles podem ampliar o seu acesso a captação de recursos e, consequentemente, conquistar maior competitividade no mercado.
A associação tem como base para seus serviços o conceito de “Serviços Compartilhados”, oferecendo compensação financeira como cheques, boletos de pagamentos e outros documentos entre bancos múltiplos, de investimento, financeiras e cooperativas de crédito.
Para atender aos seus associados, a ABBC possui centros operacionais nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, onde os documentos físicos são recebidos para o processamento.
Quais são os serviços prestados pela ABBC?
A ABBC atua na prestação de serviços voltados para otimização de atividades e redução de despesas operacionais de instituições financeiras. Esses serviços podem ser adquiridos por qualquer Instituição atuante no sistema financeiro, podendo ser associado ou não.
Entre os serviços oferecidos pela Associação Brasileira de Bancos estão:
- Compensação: representação dos bancos junto ao Executante (Banco do Brasil S/A) e processamento da compensação de cheques, boletos de pagamentos e DOC’s;
- Cálculo do Pré-Depósito da COMPE e das Informações Financeiras Trimestrais (IFT). Aqui, trabalha-se com um sistema de controle do resultado parcial da compensação, COMPE e CIP, para operacionalizar os acertos da compensação de cheques e cobranças, após autorização de representante do Banco.
Além disso, a ABBC trabalha com a compensação por imagem, mediante a captura, tratamento e transmissão de imagens de cheques de forma centralizada ou descentralizada, com certificação digital. Os cheques são mantidos nos bancos de origem e as correspondentes imagens destes cheques são enviadas ao banco sacado, com os respectivos arquivos para o processamento eletrônico.
A Associação também oferece o serviço de custódia de cheques pré-datados, mantendo os documentos em um ambiente totalmente seguro com acesso restrito, uma vez que as posições das carteiras e de todas as movimentações são feitas via internet.
Por fim, os associados podem encontrar no site da ABBC uma página que os auxilia na atualização e instalação das aplicações desenvolvidas pela entidade. Também é possível fazer o gerenciamento eletrônico de documentos (GED), que desenvolve um meio de controlar, armazenar e compartilhar informações existentes em documentos.
Assim, é possível alcançar mais rapidez nas consultas e acesso a documentos importantes em tempo integral, com total segurança no armazenamento.
Qual o papel educacional da ABBC?
A Associação Brasileira de Bancos acredita na importância da educação executiva, principalmente no mercado financeiro, onde se manter atualizado é fundamental. Por isso, oferece cursos educacionais que capacitam profissionais que tenham relacionamento com o setor financeiro.
A ABBC Educação Executiva já possui mais de 15 anos de experiência em treinamentos, auxiliando profissionais em diversas áreas. São oferecidos cursos introdutórios para novos profissionais do setor e também para quem deseja se atualizar ou complementar o conhecimento de quem já atua no mercado. Os cursos são oferecidos em diversas áreas de atuação como:
- Compliance;
- Riscos;
- Contabilidade;
- Crédito;
- Investimentos;
- Sustentabilidade;
- Produtos;
- Câmbio, entre outros.
Não é necessário ser um associado ABBC para fazer os cursos, que podem ser contratados por instituições financeiras e demais empresas, associadas ou não, até mesmo por pessoas físicas.
Os cursos são EAD, o que facilita muito o dia a dia dos profissionais, proporcionando muito mais flexibilidade e otimização de tempo.
As inscrições nos cursos podem ser realizadas por meio do site da ABBC. A inscrição é simples e rápida, garantindo agilidade na hora de escolher o seu curso. Além disso, associados ABBC têm até 50% de desconto em diversos cursos selecionados.
A Educação Executiva da ABBC também oferece palestras gratuitas para os profissionais do mercado financeiro, que buscam aprimorar suas habilidades e aprofundar seus conhecimentos na área.
Como posso acompanhar as informações da ABBC?
Acreditando que conhecimento é a base sólida para a evolução, a ABBC promove novidades para o setor financeiro constantemente, assim como cursos e palestras gratuitas.
Além disso, frequentemente traz entrevistas com especialistas renomados em diversas áreas de interesse para todos os profissionais da área.
Para ficar por dentro de todas as novidades, é só acessar o site e se cadastrar na área de Newsletter, se inscrever no canal do Youtube ou seguir a Associação no LinkedIn.
A ABBC é uma referência no Sistema Financeiro Nacional, no desenvolvimento de pessoas em gestão administrativa, controladoria, controles internos, crédito e gestão de risco. Além de oferecer diversos serviços para instituições associadas ou que não fazem parte do quadro de associados.
Diante de diversos benefícios, conhecer e ficar por dentro de suas novidades é essencial.
Acompanhe o blog do Capital Research com dicas de investimentos e muita informação sobre o mercado financeiro. Além disso, adquirindo um dos planos, você terá acesso a conteúdos exclusivos e assessoria de investimentos.