B3 S.A – estilizado como [B]³ em referência às iniciais de Brasil, Bolsa e Balcão é a única bolsa de valores em atividade no país.
Termo correspondente em inglês – não há.
Veja também – ação; ativos financeiros; bolsa de valores, Bovespa, Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BOVERJ); Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F); Cetip; Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip); custódia; e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Afinal, o que é a B3?
“Circuit Breaker na B3″, “IPO na B3″; “recorde na B3”. Quem acompanha as notícias do mercado financeiro, sabe muito bem o que significam esses termos e se deparam com eles quase que diariamente.
Mas nem todos sabem o significado para B3 e a sua importância para a economia.
Com sede na capital paulista, a [B]³ é atualmente a principal bolsa de valores da América Latina e a única em operação no país. Ganhou esse nome, em março de 2017, após a fusão das antigas Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) e a Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos).
Mais precisamente, em 22 de março de 2017, após rumores de monopolização no setor, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), principal órgão regular do mercado de capitais e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovarem a fusão da Cetip com a BM&FBovespa.
A BM&FBovespa e a Cetip, na época, eram considerados os principais agentes do mercado financeiro e de capitais, sendo responsáveis pelo registro, custódia, oferta, negociação e liquidação de ativos e demais instrumentos do mercado.
Depois da fusão, a B3 se tornou uma das 10 (dez) maiores bolsas de valores do mundo. Em 2017, segundo Wikipedia¹, a bolsa de valores brasileira era a quinta maior do mundo, com patrimônio de 13 bilhões de dólares.
Qual a função da B3?
Para a economia e o mercado de capitais, a B3 é o principal termômetro da atividade financeira do país.
Quando a bolsa vai bem,
A B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) é o local onde se negociam os principais ativos financeiros no país – compra e venda de ações; compra e venda de opções; contratos futuros de moedas; commodities; fundos de investimentos entre outros.
Como funciona a [B]³?
Logicamente, que não é mais assim… mas a feira livre é a melhor forma de explicar o funcionamento da bolsa de valores.
O mercado de balcão, como era chamado, reunia num mesmo local, compradores (no caso, investidores) e vendedores. Assim, quem quisesse vender ações saia gritando e “gesticulando” sua intenção a quem quisesse adquirir ações.
Apesar de parecer bagunçado, o mercado de balcão era bem organizado, com registro das operações em papeletas e, ao final do dia feito registro eletrônico de todas as operações.
Na verdade, a B3 atua como um grande mercado de compra e venda de ativos financeiros, de forma segura e transparente.
História da B3 [Wikipedia]
Criação da Bolsa Livre
Integração das bolsas de valores e o nascimento da Bovespa
Surge a BM&F
Cetip foi fundada
Fusão da Bovespa e a BM&F
Anos antes da criação da B3, em meados de 2008, mais um fato importante acontecia – a união da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), cuja criação remonta a 1890 e a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), fundada em 1917, criava a BM&FBovespa.
Voltar para o dicionário (página inicial).
Comunicar erros
Achou algo errado? Avise-nos deixando uma mensagem aqui nos comentários ou usando esse formulário.
Fontes de pesquisa e de referência
Para produzir esse conteúdo tivemos a ajuda dos seguintes autor(es) e publicações:
- BANCO CENTRAL DO BRASIL. Circular nº 2.905, de 30 de junho de 1999. Dispõe acerca de prazos mínimos e da remuneração das operações ativas e passivas realizadas no mercado financeiro. 30 jun. 1999. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/circ/1999/pdf/circ_2905_v4_l.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2022.
Como citar esse artigo em seus trabalhos
B3. In: Dificio – seu dicionário on-line de termos de finanças, investimentos e contabilidade, 2022. Disponível em: <https://www.dificio.com.br/b3>. Acesso em: dia, mês e ano.