Lord Peter Thomas Bauer – economista húngaro e professor emérito de economia na London School of Economics. Em 2002, ano do seu falecimento, recebeu o Prêmio Milton Friedman por promover a liberdade.
Termo correspondente em inglês – não há.
Veja também – Economista Judeu, Os Economistas,
Afinal, quem foi Lord Bauer?
Lord Bauer nasceu Péter Tamás Bauer em Budapeste, Áustria-Hungria, em 1915. Sua família era judia.
Ele estudou direito em Budapeste antes de embarcar para a Inglaterra em 1934 para estudar economia no Gonville and Caius College, Cambridge, onde se formou em 1937. Após um breve período no setor privado trabalhando para Guthrie & Co., uma empresa londrina com sede em uma casa mercantil que conduzia negócios no Extremo Oriente, Bauer passou a maior parte de sua carreira na London School of Economics.
Bauer começou a lecionar lá em 1960 e se aposentou em 1983 como professor emérito de economia. Com o apoio de sua amiga e admiradora primeira-ministra Margaret Thatcher, ele foi nomeado barão vitalício como Barão Bauer, de Market Ward na cidade de Cambridge em 15 de fevereiro de 1983.
Lord Bauer também foi membro da Academia Britânica e membro da Mont Pelerin Society, fundada por seu amigo Friedrich Hayek.
Em 1978, Bauer recebeu o título de doutor Honoris Causa na Universidad Francisco Marroquin por suas contribuições à economia.
Em 2002, ele ganhou o Prêmio Friedman por promover a liberdade; como parte de seu prêmio, o The Cato Institute citou sua coragem em defender uma abordagem quase universalmente oposta nos círculos econômicos internacionais pós-Segunda Guerra Mundial.
Faleceu em 2 de maio de 2002
Referências bibliográficas
https://www.theguardian.com/news/2002/may/06/guardianobituaries.obituaries