Franquia, franchising ou franchise [francháiz] – modelo de negócio, no qual um franqueador (detentor da marca ou da ideia) concede licença a um franqueado, mediante o pagamento de royalties e sob certas condições.
Termo correspondente em inglês – franchising.
Veja também – direito de uso; faturamento; franqueador; franqueado; licença, patente; royalties e taxa de franquia.
Afinal, o que é uma franquia?
Conhecidas, popularmente por redes ou cadeias, as franquias são como filiais de uma empresa maior, onde cada unidade ou filial tem um dono.
A estratégia por traz das franquias é a expansão rápida através de um sistema no qual o franqueador (detentor da marca ou da ideia) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca e a ideia, sob certas condições), o direito de uso da marca, know-how, estrutura e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de seus produtos e serviços.
Essa cessão é realizada mediante o pagamento inicial, chamada de taxa de franquia ou franchise fee – um valor único estipulado pelo franqueador para que o franqueado possa aderir ao sistema, pago na assinatura do pré-contrato ou contrato de franquia.
Além dessa taxa, também são cobrados royalties periódicos (geralmente mensais) em razão da utilização da marca e para que o franqueado tenha acesso a todo know-how.
História do franchising no Mundo
O conceito de franquia é considerado antigo. No entanto, segundo material publicado pela Inova Consultoria e Franquias (2019), a história das franquias é bastante antiga e remontam a sua origem a Idade Média, meados do século XII. Sendo a igreja católica a primeira a utilizar um sistema similar ao franchising.
A igreja, para expandir significativamente sua rede de fiéis, cedeu aos nobres e a “elite” da época, de coletar dízimos e ofertas em seu nome, em troca esses senhores podiam ficar com um percentual do valor recolhido. A arrecadação restante era repassada ao clero.
Esses senhores cediam espaços em suas terras e também construíam as igrejas, nessas áreas. Que além de serem vistas como um local abençoado por Deus, simbolizavam prosperidade e riqueza, atraindo ainda mais os serviçais para o feudo.
Oficialmente, o sistema de franchising que conhecemos hoje teve sua origem em meados de 1850. Quando a fabricante de máquinas de costura “Singer Sewing Machine Company“, com sede em Connecticut, nos Estados Unidos, passou a licenciar outros comerciantes independentes, donos de seus próprios negócios a vender seus produtos por todo o país, expandindo sua marca de forma rápida e com investimento relativamente baixo.
Logo, outras marcas de franquias começaram a surgir. Em 1888, surge a Harper Method – a mais antiga rede de franquias de serviços do mundo. Criada pela ex-empregada doméstica, Martha Matilda Harper, que chegou a ser dona de uma rede com mais de 500 salões de beleza.
Décadas após, a General Motors – fabricante de veículos norte-americana para aumentar seu faturamento e participação de mercado criou uma rede de revenda própria, que acabou por originar as concessionárias, tais quais, conhecemos hoje.
Mas o boom das franquias aconteceu mesmo pós-segunda Guerra Mundial. Isso por que muitos soldados, ao retornarem para suas casas não tinham onde trabalhar, tampouco experiência. A única opção que lhes sobravam era abrir negócios locais, em formato de franquia.
Em 2016, as franquias ganharam um novo reforço com o lançamento do filme “Fome de Poder”, do original em inglês, The Founder. Inspirado no livro biográfico de Ray Krok, Grinding It Out: The Making Of McDonald’s, o longa narra a história da mais popular rede de lanchonetes fast food no mundo e de seu dono, que de franqueado tornou-se franqueador.
Quando surgiram as franquias no Brasil?
Aqui no Brasil, as franquia começaram a surgir por volta de 1960, com as redes de ensino de idiomas CCAA e Yagizi Internexus. Ambas escolas de idiomas que rapidamente se espalharam pelo território nacional.
Nos anos 70, empresas como Boticário, Água de Cheiro entre outras, ainda que timidamente, aderiram as franquias para expandirem seus negócios no país.
Mas somente nos anos 80, quando a mais famosa rede de fast food do mundo, o Mc Donald’s desembarcou por aqui, seguido por outras marcas como Bob’s e PizzaHut que vieram aos país estimuladas pela construção dos primeiros shoppings centers e a possibilidade de abertura de lojas pelos interiores a fora.
A partir de 1990, as franquias se estabeleceram de vez no país.
Segundo dados da ABF, o Boticário é a maior rede de franquias no Brasil atualmente, com cerca de 3.620 unidades abertas (dados de 2020).
Qual é a maior franquia do mundo?
O Mc Donald’s é a maior rede de franquias do mundo, quando o assunto é faturamento e lucro. Também é a marca mais conhecida e lembrada espontaneamente pelos consumidores. Mas é a Subway, a detentora do título de maior cadeia de fast food mundial, com quase 44 mil restaurantes em 110 países.
Voltar para o dicionário (página inicial).
Comunicar erros
Achou algo errado? Avise-nos deixando uma mensagem aqui nos comentários ou usando esse formulário.
Fontes de pesquisa e de referência
Para produzir esse conteúdo tivemos a ajuda dos seguintes autor(es) e publicações:
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING. Desempenho do Franchising Brasileiro – 4º trimestre 2021. 16 fev. 2022. Disponivel em: <https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Pesquisa_Desempenho_4_Trimestre.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2023.
- BRASIL. Lei n.º 8.955, de 15 de dezembro de 1994. Dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências. Diário Oficial da União, 16 dez. 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8955.htm>. Acesso em: 15 jan. 2023.
- BRASIL. Lei n.º 13.966, de 26 de dezembro de 2019. Dispõe sobre o sistema de franquia empresarial e revoga dispositivos anteriores. Diário Oficial da União, 27 dez. 2019. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Lei/L13966.htm>. Acesso em: 15 jan. 2023.
- INOVA CONSULTORIA E FRANQUIA. A História das Franquias: Conheça a História das Franquias no Brasil e no Mundo. Blog, 1 out. 2019. Disponível em: <https://www.inovafranquias.com.br/historia-das-franquias/>. Acesso em: 14 jan. 2023.
- KROK, Ray e ANDERSON, Robert. Grinding It Out: The Making Of McDonald’s. São Luís Martin’s Publishing Group , 1987.
Como citar esse artigo em seus trabalhos
Franquia. In: Dificio – seu dicionário de termos de finanças, investimentos e contabilidade, 2023. Disponível em: <https://www.dificio.com.br/franquia-franchising-franchise>. Acesso em: dia, mês e ano.