Índice de Lucratividade (IL) – (1) indicador calculado pela razão entre o valor presente dos fluxos de caixa futuros (e esperados) e o capital inicial investido; (2) grupo de indicadores que mede a capacidade de uma empresa dar lucro ou não.
Termo correspondente em inglês – Rate of profit ou Profitability Index (PI)
Veja também – Payback; Payback descontado; Valor Presente Líquido (VPL); e Taxa Interna de Retorno (TIR).
Afinal, o que é Índice de Lucratividade (IL)?
Apesar do índice falar de lucratividade, ele não tem nada a ver com lucro, mas sim com os fluxos de caixa futuros (e esperados) trazidos a valor presente e dividido pelo capital inicial investido ou a somatória destes.
O Índice de Lucratividade (IL) é um indicador de aceitação ou de rejeição usado para avaliação de investimentos e ele está fortemente ligado a outro indicador, o Valor Presente Líquido (VPL), que é a soma de todos os fluxos de caixa futuros (e esperados) em seus valores presentes, usando-se como taxa de desconto a taxa mínima de atratividade do projeto (TMA).
Trata-se de um indicador complementar capaz de identificar se um projeto é viável ou não e quanto de caixa esse projeto pode gerar para cada unidade investida.
Como calcular o Índice de Lucratividade (IL)?
Para calcular o Índice de Lucratividade (IL) utilizamos, de forma genérica, a fórmula abaixo:
Matematicamente, o Índice de Lucratividade é calculado pela seguinte expressão:
[inserir imagem]
Deduzindo-se, temos:
[inserir imagem]
Onde:
FCt – representa os valores dos fluxos de caixa futuros (e esperados) para cata intervalo de tempo;
C0 – Capital investido no momento 0; e
i – é a taxa de desconto utilizada.
Após o cálculo, a análise pode ser feita de duas maneiras – (1) é considerado atraente todo investimento que apresente IL, maior ou igual a 1,00 e (2) para cada 1,00 investido, a empresa obterá o IL de retorno (desde que maior que 1,00).
Índice de Lucratividade (IL) maior que 1
Quando o índice de lucratividade de um projeto for maior que 1, isso significa que aquele projeto é viável economicamente falando. Caso contrário, ele é inviável¹.
Abaixo, elaboramos um quadro com as três situações possíveis para o IL:
IL | VPL | |
IL > 1,00 | VPL Positivo | Projeto é viável, economicamente |
IL = 1,00 | VPL = 0 | Projeto dentro da taxa mínima de atratividade, portanto viável |
IL < 1,00 | VPL Negativo | Projeto não é viável |
Importante ressaltar que, tanto o Índice de Lucratividade (IL) quanto o Valor Presente Líquido (VPL) sempre levam às mesmas decisões, quanto a viabilidade de um projeto. Quando o IL for maior ou igual a 1,00, o VPL será igual ou maior que zero.
A diferença entre o VPL e o IL são as unidades apresentadas. Enquanto o Valor Presente Líquido é dado em valores monetários, o Índice de Lucratividade e expresso através de uma taxa.
Vantagens e desvantagens do uso do Índice de Lucratividade (IL)
O uso de ferramentas para análise de projetos de investimentos sempre trará consigo vantagens e desvantagens. O uso do Índice de Lucratividade não é diferente.
Vantagens do Índice de Lucratividade (IL)
Considera o valor do dinheiro ao longo do tempo – ao descontar o fluxo de caixa futuro (e esperado) a uma taxa determinada, o IL considera os efeitos corrosivos do tempo sobre o dinheiro;
Estritamente relacionado ao Valor Presente Líquido (VPL), levando a decisões idênticas.
Desvantagens do Índice de Lucratividade (IL)
Subjetividade da taxa de desconto – parece ser um tanto óbvio, mas a decisão do uso de uma taxa de desconto no cálculo do IL pode tornar um projeto totalmente inviável num projeto economicamente aceitável;
Dificuldade em mensurar os fluxos de caixa – qualquer projeto de investimento carrega consigo uma série de premissas de vendas, de recebimentos e de custos que podem ou não acontecer, ou ainda, acontecerem em momentos diferentes no fluxo de caixa;
Incertezas quanto ao risco – o IL por si só não é capaz de avaliar ou mensurar os riscos de um projeto.
Índice de Lucratividade (IL) e a Taxa de Rentabilidade (TR)
Outro método de análise de investimentos usados concomitantemente ao Valor Presente Líquido (VPL) é a Taxa de Rentabilidade (TR).
A Taxa de Rentabilidade (TR) é praticamente idêntica ao Índice de Lucratividade (IL). Ela, a taxa, consiste na razão entre o Valor Presente Líquido (VPL) sobre o capital investido.
[inserir imagem]
Ambos os métodos são bastante próximos um do outro, promovendo inclusive as mesmas decisões com relação a viabilidade ou não de uma alternativa de investimento.
¹ A afirmação pode induzir o investidor a erro, uma vez que a taxa de desconto utilizada é subjetiva – veja mais sobre esse assunto em Taxa Mínima de Atratividade: o que é?
Voltar para o dicionário (página inicial).
Comunicar erros
Achou algo errado? Avise-nos deixando uma mensagem aqui nos comentários ou usando esse formulário.
Fontes de pesquisa e de referência
Para produzir esse conteúdo tivemos a ajuda dos seguintes autor(es) e publicações:
Como citar esse artigo em seus trabalhos
Índice de Lucratividade (IL). In: Dificio – seu dicionário on-line de termos de finanças, investimentos e contabilidade, 2022. Disponível em: <https://www.dificio.com.br/indice-de-lucratividade-il>. Acesso em: dia, mês e ano.