Quantidade de bens ou serviços que se produz e se oferece no mercado, por determinado preço e em determinado período de tempo. Diversos fatores influenciam o comportamento de um ofertante no mercado, como: 1) preço do bem em questão — para a economia clássica, quanto mais alto o preço de mercado, maior tenderia a ser a quantidade ofertada; é comum, entretanto, que se ofereça uma quantidade menor a um preço maior, quer por retenção deliberada de estoques, na expectativa de novas elevações de preço, quer por força de um poder de monopólio; 2) a tecnologia: quanto maior for o avanço tecnológico, maior tende a ser a quantidade ofertada; 3) as condições climáticas, no caso de produtos agrícolas; 4) o suprimento dos insumos necessários para a produção da mercadoria. Mantendo-se constantes todas as variáveis que possam influenciar a oferta e fazendo-a depender apenas do preço do produto, ela apresentará graficamente uma inclinação positiva. Em cada ponto dessa curva de oferta estará representada a quantidade do bem a ser ofertado de acordo com determinado preço. Veja também Concorrência; Demanda; Especulação; Mercado.