Tranche – 1) termo de origem francesa que significa “fatia”, “pedaço” ou “parcela”; 2) divisão ou parte de um pool ou do todo; 3) Em finanças, significa partes ou parcelas de uma operação.
Termo correspondente em inglês – não há.
Veja também – montante; securities e z-bond.
Afinal, o que é uma tranche?
De origem francesa, tranche significa “fatia”. Indo mais fundo na etimologia da palavra, encontramos a origem da palavra no francês antigo trancer, que significa “cortar”.
Emprestado pela língua inglesa, no final do século XIX, o termo tranche começou a ser usado para descrever partes ou parcelas de um tipo de instrumento financeiro que se dividia em classes de risco.
Cada tranche era uma divisão ou parte de um pool, e que oferecia um grau variável de risco e retorno para atender à demanda dos investidores.
Investidores em tranches mais arriscadas recebem, geralmente, pagamentos mais elevados mas são os primeiros a perder os seus pagamentos se os empréstimos não forem cumpridos.
Assim, podemos entender a tranche como uma fatia de um contrato.
Para efeitos de cadastro, cada contrato possuí ao menos uma tranche. A existência ou não de mais tranches é determinada por condições financeiras diferenciadas, desdobramento em lotes, parcelas ou partes de uma operação, classes e grau de risco ou por interesse administrativo da entidade pagadora.
Muito comum no mercado americano, as obrigações hipotecárias colateralizadas consistem em várias tranches, ou grupos de hipotecas, organizadas pelos seus perfis de risco.
Voltar para o dicionário (página inicial).
Comunicar erros
Achou algo errado? Avise-nos deixando uma mensagem aqui nos comentários ou usando esse formulário.
Fontes de pesquisa e de referência
Para produzir esse conteúdo tivemos a ajuda dos seguintes autor(es) e publicações:
- Não há.
Como citar esse artigo em seus trabalhos
Tranche. In: Dificio – seu dicionário on-line de finanças, investimentos e contabilidade, 2021. Disponível em: <https://www.dificio.com.br/tranche>. Acesso em: dia, mês e ano.