Vendas canceladas – (1) desistência da transação comercial, por parte do cliente ou fornecedor, antes que a mercadoria saia do estoque da empresa vendedora; (2) conta redutora da Receita Bruta de Vendas.
Termo correspondente em inglês – cancelled sales
Veja também – Receita Bruta, Deduções e abatimentos de vendas e devolução de vendas.
Afinal, o que são Vendas Canceladas?
A concretização de uma venda importa em duas obrigações: (a) a entrega do objeto vendido pelo vendedor ao comprador, e (b) o pagamento¹ do preço combinado pelo respectivo comprador ao vendedor.
O descumprimento de uma das obrigações acima, ou de ambas resulta no cancelamento da venda. Assim sendo, presume-se que a desistência pelo comprador, logo após a compra obriga o vendedor a cancelar aquela venda.
No dia-a-dia de uma empresa pode ocorrer de uma mercadoria ser vendida, e em instantes o comprador desista daquela compra, fazendo com que a venda seja cancelada, antes mesma de ser registrada e consequentemente aquele item retorne ao estoque ou prateleira, caso o produto tenha sido separado.
O cancelamento das vendas é muito comum nas vendas diretas por telefone, on-line e em e-commerce.
Já a devolução de uma venda ocorre de forma bastante diferente do cancelamento da venda ou venda cancelada, apesar de serem muito parecidas.
A recusa da mercadoria pelo destinatário ou a devolução da mercadoria são exemplos de vendas devolvidas. Nas duas situações, as mercadorias saíram do estabelecimento da empresa vendedora e, num momento posterior, retornaram. Representando uma “devolução” daquele item.
Essas devoluções podem ser feitas logo após a efetivação da venda ou em momento futuro, normalmente associado a acionamentos de garantias.
Motivos que levam ao cancelamento de venda
Diversos são os motivos para cancelamento ou anulação de uma venda, por exemplo: (a) arrependimento; (b) insegurança (medo); (c) diferença entre o produto ofertado e seu preço real; (c) não conseguir efetuar o pagamento; (d) desconfiança em relação a empresa e/ou produto; (e) receio em não receber o produto; (f) preço do frete alto demais; (g) demora no envio do produto; (H) em compras on-line é comum a não concretização da venda por falhas no site ou aplicativo (app) entre outros.
Esses são alguns dos exemplos mais comuns que levam o comprador a desistência de determinada compra.
Nas vendas devolvidas, sentindo-se prejudicado, o comprador efetua a devolução parcial ou total, as causas mais comuns são: (a) atraso na entrega do produto; (b) mercadorias em desacordo com o pedido (preço, tipo, condições de pagamento etc.); (c) produtos com avarias – quebrados, sujos, rachados, com defeito e etc; (d) dificuldade financeira do comprador para efetuar o pagamento; (e) diferença entre a foto e o produto recebido e assim por diante.
Onde entram as vendas canceladas na DRE?
A Lei n. 6.404/76, art.187 determina que a demonstração do resultado do exercício deva descriminar:
I – a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
II – a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
III – as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
IV – o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
V – o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
VI – as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
VII – o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
Basicamente apresenta-se primeiro a Receita Bruta das Vendas, logo após aparecem as deduções das vendas, que correspondem aos impostos incidentes sobre a venda, os abatimentos sobre as vendas oferecidas aos clientes, assim como descontos comerciais concedidos e as vendas eventualmente canceladas. O resultado será a Receita Líquida.
Vendas canceladas – receita ou despesa?
As “vendas canceladas” é uma conta redutora das receitas brutas de vendas e no plano de contas aparecem no grupo de receitas.
Também chamadas de retificadoras, as contas redutoras são contas que, embora apareçam num determinado grupo – Receitas, Despesas ou Custos, têm saldo contrário em relação às demais contas desse grupo. Desse modo, uma conta redutora da Receita terá natureza devedora, bem como uma conta redutora de Custo ou Despesa terá natureza credora. As contas retificadoras reduzem o saldo total do grupo em que aparecem.
Não se trata de receita ou despesa, mas sim de contas redutoras.
¹ Pelo pagamento entende-se o “compromisso de pagar”, seja a vista quando ocorre a entrega de dinheiro em espécie, ou por meios eletrônicos conhecidos – doc, ted ou Pix; ou por outras formas de crédito – boleto bancário, cartões de débito ou crédito, por exemplo.
Sinônimos de Vendas Canceladas
Devolução de vendas, vendas anuladas, anulação de vendas.
Voltar para o dicionário (página inicial).
Comunicar erros
Achou algo errado? Avise-nos deixando uma mensagem aqui nos comentários ou usando esse formulário.
Fontes de pesquisa e de referência
Para produzir esse conteúdo tivemos a ajuda dos seguintes autor(es) e publicações:
- Não há.
Como citar esse artigo em seus trabalhos
Vendas Canceladas. Dificio, 26 jun. 2021. Blog. Disponível em: <https://www.dificio.com.br/vendas-canceladas>. Acesso em: dia, mês e ano.