Wei Dai, é um criptógrafo de renome e membro da comunidade cypherpunk, conhecido por suas contribuições no campo de estudo. No mundo das criptomoedas, ele será lembrado por colocar uma proposta de precursor chave para o Bitcoin pouco antes do início de Satoshi Nakamoto e para a biblioteca de criptografia “crypto ++ “.
comunidade criptográfica e cypherpunk Ele teve grandes figuras entre suas fileiras. Uma delas é Wei Dai, um cientista da computação e cypherpunk de origem chinesa. Como um cypherpunk, sua vida privada é um mistério e nada se sabe sobre ele. No entanto, é conhecido por ser Bacharel em Ciência da Computaçãose formou em Universidade de Washington. Ele também tem uma especialização em matemática. Duas áreas que lhe permitiram demonstrar seu talento na criação de sistemas e soluções de criptografia de classe mundial.
Carreira como um criptógrafo
Trabalhos iniciais
Os trabalhos da carreira de Wei Dai começam quando ele era programador em TerraSciences, uma empresa de Acton, Massachusetts. Nesta empresa, a Dai trabalhou no desenvolvimento de soluções de segurança e na comunicação segura de estações de controle voltadas para o setor de petróleo e gás.
Mais tarde, Wei Dai fez parte do Grupo de Pesquisa em Criptografia Companhia Microsoft, localizado em Redmond, Washington. Durante seu trabalho na Microsoft, ele participou do estudo, projeto e implementação de sistemas de criptografia para aplicações especializadas. Foi nessa época que ele registrou as patentes 5724279 y 6081598. Ambas as patentes visavam otimizar os algoritmos de criptografia na pilha de tecnologias da Microsoft.
Esses trabalhos provaram ser fundamentais na Microsoft para a implementação de algoritmos de criptografia altamente eficientes para serem usados nas várias ferramentas de software da empresa. Especialmente aqueles softwares que usavam o algoritmo RSA intensivamente para proteger seus dados.
b-money, uma moeda digital
Este foi um proposta criado por Wei Dai para projetar um “Sistema de dinheiro eletrônico distribuído e anônimo”. Dai o publicou na lista de correio cypherpunks em novembro de 1998. Nessa proposta, Dai explicou duas maneiras de executar seu sistema.
No primeiro, o uso de um Prova de Trabalho (PoW) como um meio de criar dinheiro. Para conseguir isso, b-dinheiro poderia fazer uso de Hashcash para realizar o “mineração” por dinheiro b. No entanto, o design do primeiro protocolo foi impraticável, devido à necessidade de canais síncronos. Essa situação dificulta sua execução em ambientes reais distribuídos em todas as partes do mundo.
A segunda proposta explicava o uso de um subconjunto de servidores, que mantém as contas. Esses servidores precisam publicar, gerenciar e verificar os dados da transação. Por sua vez, os participantes que realizam transações verificam seus saldos através da rede. Além disso, o sistema manteve a possibilidade de verificar se a inflação não foi abusada. Para que um servidor pudesse desempenhar suas funções, ele precisava ter uma quantia em dinheiro como garantia. No caso de o servidor ser desonesto, essa garantia serviria para compensar os danos até certo ponto. Neste ponto, o sistema proposto por Dai é muito semelhante ao esquema Prova de participação (PoS).
Além disso, o esquema de trabalho utilizava um grupo de pseudônimos digitais impossíveis de rastrear um ao outro. O objetivo era garantir a privacidade e o anonimato das pessoas que o usavam.
b-money, é frequentemente considerada a primeira criptomoeda real, mesmo que nunca tenha sido implementada. No entanto, suas bases teóricas são quase as mesmas que as seguidas pelas atuais criptomoedas.
Desenvolvimento da biblioteca criptográfica crypto ++
Crypto ++ é uma biblioteca escrita em linguagem de programação C ++ de código aberto escrita por Wei Dai. Essa biblioteca tem sido amplamente usada na academia, projetos de estudantes, projetos de código aberto e projetos de negócios. Entre os projetos que destacam o uso de criptografia ++ pode ser mencionado:
- Sulco do Microsoft Office (Office)
- Lastpass (Gerenciador de Senhas)
- Steam (plataforma de jogos online)
- Symantec Backup (Sistema de backup de dados)
- Tripwire (Ferramenta de segurança do computador)
Graças ao seu potencial, o crypto ++ se destaca por ser uma biblioteca multiuso, com uma grande variedade de algoritmos e suporte para vários sistemas criptográficos. Sua documentação, limpeza de código e portabilidade a tornaram uma das bibliotecas mais usadas em programação.
O código fonte deste projeto está disponível gratuitamente em seu repositório GitHub. Junto com esses elementos, há documentação detalhada sobre como usá-lo e continuar desenvolvendo todo esse conjunto de ferramentas.
VMAC – Sistema de autenticação de mensagens
VMAC é um algoritmo de código de autenticação de mensagens (MAC) baseado em criptografia que usa um hash universal proposto por Ted Krovetz e Wei Dai em abril de 2007. O algoritmo foi projetado para alto desempenho suportado por análise formal. Dai liberado as especificações do algoritmo em uma publicação muito completa.
Esse algoritmo foi especialmente projetado para ser executado em sistemas de 64 bits. Isso permite que a verificação de dados seja extremamente rápida, sendo perfeita para novos sistemas que precisam desse tipo de função. Especialmente sistemas de 64 bits ou superior, onde seu desempenho excede em muito as outras opções.
Descoberta de vulnerabilidades SSH2
Esta foi outra de suas contribuições para o mundo das criptomoedas. Wei Dai identificou vulnerabilidades críticas no Encadeamento de bloco de criptografia (CBC) que afetaram o protocolo SSH2. Dai publicado vulnerabilidades mencionadas e explicou que:
O protocolo SSH2, quando usado com criptografia de bloco no modo CBC, permite que o invasor verifique o último bloco de texto criptografado em um pacote, que é usado como implícito no próximo pacote.
A vulnerabilidade foi relatada sob o código CVE-2008-5161. Isso afetou todas as implementações de SSH que usavam CBC, incluindo a de OpenBSD. Com isso, ficou claro que nem o sistema operacional mais seguro do mundo ficou de fora da vulnerabilidade descoberta.
BEAST – quebrando SSL / TLS
Wei Dai fez parte da equipe que descobriu essa grave vulnerabilidade de protocolo SSL / TLS. Isso afetou toda a segurança da Internet, pois os canais de comunicação seguros poderiam ser interceptados.
BEAST consistia em o invasor enganar o navegador para enviar um trecho conhecido de texto sem formatação pela conexão SSL. Dessa forma, se você puder capturar uma cópia dessa mensagem em trânsito, poderá decodificar outro texto sem formatação na mesma mensagem. Embora ter uma cópia de uma mensagem criptografada conhecida não seja tão boa quanto ter a chave, ele fornece ao atacante uma boa base que facilita a análise de criptografia da mensagem.
Com essa abordagem, qualquer invasor usando BEAST pode quebrar a segurança de SSL / TLS. Isso representava um sério risco de segurança na Internet, pois o ataque poderia violar a segurança SSL. Se você quiser saber se é afetado por esta vulnerabilidade, visite o site próximo site.
Influência no desenvolvimento de Bitcoin
Com a criação de b-dinheiro, Wei Dai descreveu os principais conceitos implementados posteriormente em Bitcoin . Entre esses conceitos podemos destacar:
- Requer o uso de um sistema de Prova de Trabalho para gerar moedas e proteger a rede.
- O trabalho realizado é verificado pela comunidade que atualiza um livro contábil coletivo.
- O trabalhador recebe fundos pelo seu esforço.
- A troca de fundos é feita através da contabilidade coletiva e é autenticada com hashes criptográficos.
- Os contratos são aplicados através da transmissão e assinatura de transações com assinaturas digitais. Em outras palavras, o sistema baseia sua operação em criptografia assimétrica.
Por causa disso, Wei Dai foi originalmente apontado como sendo Satoshi Nakamoto. No entanto, não há evidências conclusivas de que esse seja o caso. Por outro lado, Dai negou categoricamente que ele é a pessoa por trás do nome de Satoshi Nakamoto.
Mas isso não descarta o fato de que o trabalho de Wei Dai com b-money foi especialmente influente no desenvolvimento do Bitcoin. As semelhanças entre os dois são inegáveis, e até agora muito b-dinheiro como BitGold Eles são conhecidos como os ancestrais do Bitcoin.
fonte: https://academy.bit2me.com/pt/quem-%C3%A9-wei-dai/